segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Resenha: O Príncipe - Nicolau Maquiavel

Postado por Jônatas Dias

Autor: Nicolau Maquiavel
Editora: Jardim dos Livros
Gênero: Ciências política 
ISBN: 978-85-60018-08-6
Páginas: 224


        

  Olá, pessoal!

A resenha de hoje é um clássico das ciências politica, em minha opinião acho que deveria ser um livro de cabeceira para todo bom governador. Você deve esta se perguntando, porra Jônatas por que você vai fazer uma resenha deste livro? A resposta é simples, foi o melhor livro que já li sobre o assunto, Maquiavel era “fodasticos”. A primeira vista o livro parece ser chato, principalmente para quem não gosta de politica,
porém você irá descobrir que politica é um jogo maravilhoso, e nesta pequena obra Maquiavel nos ensina a jogar. 




Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália e desde cedo começou a trabalhar na politica, onde pode estudar e observar o comportamento daqueles que ocupavam o poder. Nicolau é reconhecido como um marco na história da ciência política, a parti de suas analises escreveu arduamente sobre política, quebrando barreiras ao escrever a política como ele devia ser ou como ele era na imaginação dos grandes pensadores da época. Maquiavel escreveu vários livros sobre política, entretanto a sua obra mais conhecida foi O príncipe.


O Príncipe nada mais é do que um manual de como chegar ao poder e se manter nele. Relatando os caminhos como também os exemplifica, como exemplos atuais para a época. Ditando o que pode ser feito e o que não pode. A obra foi escrita durante seu exílio, para presentear magnífico Lourenço de Médici. O Príncipe se tornou livro de cabeceira para muitos governadores, podemos citar alguns: Napoleão, Stalin, Hitler e até mesmo nosso ex-presidente da republica Fernando Henrique. 


Uma das características mais marcantes que Maquiavel transmite neste livro, é que ele acreditava que os políticos da Itália, príncipe, reis, entre outros, deveriam unifica-la, uma vez que para Nicolau um país unificado seria uma potencia. Além da ideia famosa de Maquiavel de que os fins justificam os meios, explicação muito ousada para analisar a conquista e a forma de se manter no poder, com este tipo de pensamento ele começa a sondar e a separa a moral do poder, pois para se conquistar o poder e se manter nele, seria preciso praticar atos imorais, brutais, violentos, entre outros e saber a hora de ser gentil e de ser cruel.


Maquiavel é classificado com um filósofo político por suas ideias, e pela sua forma de explica-las, dizendo, analisando e dando exemplos de suas próprias ideias, criando assim uma forma diferente de política sendo reafirmado como ponto inicial do estudo da política como ela é.

0 comentários: